Nas duas últimas sessões do Legislativo de Santa Maria, terça e quinta-feira, foram votadas iniciativas de inclusão voltadas a segmentos mais vulneráveis no município. Um dos projetos institui a campanha de combate ao etarismo – discriminação por idade – com ações de combate ao preconceito e também de ações inclusivas.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O outro cria o programa “Acolhe Inverno”, com foco nas pessoas em situação de rua, priorizando “rondas de acolhimento” nas vias públicas. As proposições foram apresentadas pelo vereador Rudys Rodrigues, representante da comunidade LGBTQIAPN+ na Câmara. Também do emedebista, foi aprovada, ainda, a criação do “Programa Municipal de Inclusão no Mercado de Trabalho para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica”. A proposta tem o objetivo de “oferecer ferramentas concretas para a reconstrução, garantindo capacitação, dignidade e a chance de reescrever uma nova história”. O projeto prevê, ainda, o envolvimento de entidades públicas ou privadas para promover cursos de qualificação.
Na sessão de quinta-feira, foi aprovado também o projeto “Banco Vermelho”, com foco em ações de conscientização em lugares públicos, além da premiação de iniciativas realizadas no Agosto Lilás, mês destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher. O proponente é o petista Sidi Cardoso.
O mérito das proposições não se discute, ao contrário, aplaude-se. Agora, o desafio é colocá-las em prática e fazer a diferença para esses segmentos.